Eternos
Quem é o Criador?
Quando chegamos ao meio da história, descobrimos o que Arishem realmente quer. Deviantes e Eternos foram criados por Arishem com o mesmo propósito, facilitar o surgimento e multiplicação de vida inteligente. Por quê? A Terra é uma espécie de câmara de incubação, em seu núcleo, um outro celestial chamado Tiamut está em gestação. Mas para crescer, ele precisa de grandes quantidades de energia da vida inteligente – humanos. Quando houver humanos suficientes no planeta, Tiamut terá energia suficiente para nascer – o surgimento. Ao emergir, Tiamut destruirá a Terra como uma ave destrói seu ovo. E todos na Terra morrerão.
Deviantes foram criados por Arishem para garantir que a vida humana prosperasse. Mas havia uma falha em seu projeto. Eles evoluíram e se tornaram predadores de humanos. Arishem perdeu o controle sobre eles. Então ele construiu e programou os Eternos para corrigir seu erro com os deviantes. O propósito dos eternos é eliminar os deviantes e indiretamente ajudar a civilização humana a prosperar para que Tiamut possa emergir.
Os eternos estão na Terra há 7.000 anos. Nos últimos 500 anos, eles acreditam ter erradicado o último dos deviantes. Desde então, os 10 Eternos: Sersei, Ikrais, Kingo, Sprite, Phastos, Makkari, Druig, Gilgamesh, Ajak e Thena se separaram, tendo cumprido seu propósito.
Mas quando eles descobrem quem eles realmente são e o que acontecerá com a Terra, alguns decidem salvar os humanos, outros manter o plano exatamente como Arishem o projetou.
Este filme me deixou com tantas perguntas, e não do tipo bom, reflexivo:
- Qual é o propósito de enviar um Eterno que pode controlar os humanos, mas não os deviantes? Se eternos não podem interferir, qual a razão desse poder?
- Se, no final do filme, o Arishem Celestial podia facilmente extrair os Eternos do planeta, ele não poderia fazer o mesmo com os deviantes?
- Se os Celestiais sabem que os deviantes têm uma falha de design, por que não a corrigir para futuros planetas?
- Qual é o propósito de criar um Eterno surdo?
- Por que não dar a todos os Eternos o mesmo conjunto de poderes? Não seriam mais eficientes assim?
- Sobre Vingadores Guerra Infinita. Eliminar metade da população da Terra não afeta o plano dos celestiais? Os Eternos não deveriam interferir?
- Um celestial saindo do núcleo da Terra não afeta a geologia do mundo? Tiamut ocupando a maior parte do núcleo da Terra e agora se tornando rocha solidificada não muda as coisas?
- Por que esse projeto não foi um seriado do Disney+?
Além disso, algumas coisas simplesmente não funcionaram para mim. Como Phastos tendo esse grande momento em Hiroshima, onde ele declara que perdeu a fé na humanidade apenas para, literalmente, na próxima cena, mostrá-lo com uma família e fé novamente.
Falando em Phastos, os Eternos apresentam a ele um plano para salvar o mundo e sua família da morte, mas ele não quer ajudar, quer ficar com sua família. Mas ela vai morrer nos próximos, sei lá, cinco dias junto com toda a vida na Terra! Não faz sentido.
Ah, e vamos trazer Jon Snow para este filme e fazê-lo saber de nada! Ainda esperando o personagem fazer algo no filme…
Um filme visualmente muito bonito, mas não me apeguei a nenhum personagem. Achei esse filme desnecessário. Só tornou as coisas ainda mais confusas na fase 4 do MCU.
O filme começa da mesma forma que a Bíblia: No princípio… Somos apresentados ao que parecem ser as divindades do MCU – os Celestiais. E eles são bem diferentes do nosso Deus.
Para começar, eles são muitos, embora haja um Soberano – Arishem. Nosso Deus é um, e não há outra divindade além Dele.
“Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Efésios 4.4-6)
Arishem é falho. Ele criou os desviantes com uma falha de design. Mas Deus não erra. Quando Deus criou os céus e a terra tudo era muito bom.
“E viu Deus tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.” (Gênesis 1.31)
“Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.” (Salmos 33.11)
Arishem é distante e indiferente. Ele realmente não se importa com os humanos. São um meio para um fim. Apenas mais uma engrenagem em seus esquemas. Mas nós somos a criação especial de Deus. Sua imagem e semelhança. Ele não nos ama apenas como criação ou como espécie. Ele nos ama individualmente. Cada um de nós, como filhos.
“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.
Romanos 8.14-15
Arishem não é soberano. Ele perdeu o controle sobre os deviantes e eternos. Ele não parece ser onipresente, onisciente e onipotente. Mas Deus é tudo isso. Nada neste universo está fora de seu controle e propósito.
“O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.”
Salmos 103:19
“”Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.
Apocalipse 1.8
Deviantes e Eternos escolheram a rebelião porque sentiram que seu criador realmente não se importava com eles ou com toda a vida inteligente que criaram. Já o Homem se rebelou porque ele mesmo queria ser Deus. O Homem rejeitou a Deus não porque Deus não o amava, o Homem rejeitou a Deus APESAR do seu amor.
Me pergunto se Arishem é como as pessoas pensam que Deus é. Se é assim que as pessoas o veem. Mas, como discutimos aqui, isso não poderia estar mais longe da verdade.
Deus se importa. Ele é um Deus pessoal, não uma divindade distante que nos vê como ferramentas. Não somos engrenagens no plano de uma divindade prontas para serem descartadas quando não forem mais úteis.
Deus nos fez à sua imagem e semelhança. Conhece cada um de nós pelo nome. E se importa conosco ao ponto de escolher se tornar um de nós e morrer uma morte excruciante para nos salvar. Por amor. E se isso não fosse o suficiente, Ele deseja passar o resto da eternidade comigo e com você.