I Still Believe – Enquanto estivermos juntos
Quando a vida não acontece do jeito que planejamos.
Esse filme é baseado na história do músico cristão Jeremy Camp. Sua trajetória foi marcada pela fé e como ela foi essencial para superar as dores da vida, principalmente quando sua amada esposa Melissa foi diagnosticada com câncer.
Eu tenho minhas reservas quanto à filmes classificados como cristãos. Não é nem uma questão de baixa qualidade por conta de um orçamento reduzido. É mais uma questão de roteiro e escolhas que esse tipo de filme costuma fazer.
Alguns desses filmes parecem mais pregações do que histórias e isso atrapalha a experiência do expectador. Se a mídia que escolhemos é o cinema então temos que abordar nossa história de acordo com o que se espera desse formato.
Dito isso, eu achei o filme em questão bom. Mais com cara de filme mesmo. Com atuações e um roteiro melhores. Talvez o fato de o filme ser baseado em uma história real tenha ajudado nesse sentido.
Também achei a tradução do título do filme muito infeliz. “Enquanto estivermos juntos” não tem nada a ver com o tema principal do filme. Deveriam ter traduzido pra “Eu ainda acredito”.
É muito difícil atravessar a vida sem passar pelo tipo de sofrimento que o filme aborda. Esse tipo de situação gera alguns questionamentos na gente: Por que Deus leva alguns e deixa outros? Porque alguns morrem tão cedo e outros passam dos 100? Por que temos de passar por tanto sofrimento?
Quem não quer saber a resposta pra essas perguntas? Jó também queria, mas não obteve uma resposta direta de Deus. E não vamos ter uma também. Não seríamos capazes de entender a resposta completa de qualquer maneira. Seria muito complexo para nossos meros cérebros humanos. Porque Deus fez o mundo do jeito que fez e não do jeito X. Y ou Z? É muita pretensão nossa achar que consegue pensar em um universo melhor do que aquele que Soberano Criador fez.
Mas quando se tem um relacionamento com Deus, as respostas passam a não ser tão importantes. Pois Ele é tudo o que precisamos quando a dor vem. Você não está convencido disso? Vou te ajudar. Como disse Melissa no filme, o Deus do universo conhece você pelo nome. O criador dos céus e da terra moldou você no ventre de sua mãe (Salmo 139).
E não para por aqui. O Deus que planejou e moldou você, te amou tanto que não desistiu de você nem no dia em que você lhe deu as costas. Sim, todos nós fizemos isso quando pecamos. Deus não desistiu. Ele não nos deixou morrer em nossos pecados, mas escolheu sofrer a punição e morrer por você, por mim, por todos nós.
Deus, o Todo-Poderoso, morreu em seu lugar por amor a você. Portanto, sempre que os questionamentos encherem sua cabeça de dúvidas, lembre-se do tanto de trabalho que Deus teve pra ter você ao lado dEle.
Quaisquer que sejam as respostas, ele te ama e se preocupa com você. O sofrimento é temporário, mas o Seu amor é eterno. A dor e o sofrimento podem ser intensos, mas Deus vai estar lá, do seu lado, te confortando, consolando e fortalecendo.
Por enquanto, andamos pela fé porque não podemos ver. Mas chegará o dia em vamos encontrar Deus face a face e não haverá mais lágrimas. E é por isso que, apesar das dificuldades e dores atuais, eu ainda acredito. E você?