O zumbi que habita em você
“O que eu estou fazendo com a minha vida? Estou tão pálido. Eu deveria sair mais. Eu deveria comer melhor. Minha postura está péssima. Eu deveria ficar mais ereto. As pessoas me respeitariam mais se eu me endireitasse.
O que há de errado comigo? Eu só quero me conectar. Por que não consigo me conectar com as pessoas? Oh, certo, é porque estou morto. Eu não deveria ser tão duro comigo mesmo. Quer dizer, estamos todos mortos. Essa garota está morta. Aquele cara no canto está definitivamente morto. Jesus, essas pessoas estão horríveis.”
É assim que começa filme Warm Bodies (Meu namorado é um Zumbi).
Esses são os pensamentos de um zumbi, mas você notou como essa reflexão não está muito distante da nossa realidade? Quantos por aí não vivem assim? Sem propósitos, sem sentido, de forma automática, vivendo apenas pra saciar as fomes, os desejos mais básicos. Vidas vazias.
“R”, nosso protagonista zumbi, segue nessa vidinha até que um dia ele encontra Julie. E a conexão de que tanto sentia falta acontece. Essa conexão, esse amor, traz “R” e seus amigos zumbis de volta à vida.
E isso é bem parecido com o que acontece quando encontramos Jesus. Através de seu amor, somos renovados. Passamos da morte para a vida (João 5.24). É essa conexão que dá sentido e propósito real a tudo. Preenche nosso vazio com paz e contentamento. E quando nós testemunhamos sobre esse amor com as nossas palavras e atitudes, mais pessoas se conectam. O amor de Jesus é contagiante!
No filme, temos um segundo tipo de zumbi, os Esqueletos. Eles são os zumbis que perderam as esperanças e se entregaram completamente ao vazio. Quando eles descobrem que Zumbis estão voltando à vida, não gostam e fazem de tudo para impedir.
Na vida real também temos os “matadores de esperança”, que mataram Cristo uma vez e sufocariam completamente as Boas Novas do Evangelho se tivessem esse poder. Precisamos ter coragem para enfrentá-los e dizer como Pedro: “Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (Atos 4.20). Precisamos fazer a nossa parte, espalhar o Evangelho para que mais e mais pessoas vivam eternamente.
E você com quais personagens se identifica? Humanos, Zumbis ou Esqueletos?