Contratempo
A armadilha da mentira
Tudo está indo muito bem para Adrian Doria. Seu negócio é um sucesso, possui uma bela esposa e filho, e sua amante está contente em manter seu caso escondido. Tudo está ótimo até que Doria desperta num quarto de hotel, depois de ser atingido na cabeça, e encontra sua amante morta no banheiro, coberta com um monte de notas em euros. Pior, o quarto é trancado por dentro e não tem nenhuma maneira de entrar ou sair. Com tudo o que construiu desmoronando aos seus pés, Doria recorre a melhor advogada de defesa da Espanha, Virginia Goodman, e eles tentam descobrir o que realmente aconteceu na noite anterior.
Algo que a Netflix fez por mim foi abrir portas para filmes e séries de fora do circuito Hollywood / Estados Unidos. Temos acesso mais fácil a programas e filmes da Alemanha, Espanha, Japão, Coreia do Sul, Suécia, Brasil, Austrália, etc etc etc e alguns deles são muito bons.
E este filme é certamente um exemplo disso. Ele prendeu minha atenção do início ao fim. Fiquei o tempo todo tentando solucionar o mistério. Muito intrigante e com algumas reviravoltas bem-feitas. As atuações também foram muito boas. Não vou falar muito, porque não quero estragar a sua experiência.
Por que mentimos? Podemos encontrar várias razões e entre as mais comuns estão o medo e a ganância.
Medo de que? Medo de punições, correções, julgamentos. Medo de perder a estima das pessoas, de perder prestígio. E por ganância. Com o fim de ganhar dinheiro, elogios e aprovação.
Mas mentir exige muito esforço. Quando você diz a verdade, você simplesmente se lembra do que aconteceu e fala. Quando você mente, precisa considerar o que está tentando esconder, descobrir uma versão aceitável do oposto, fazer uma atuação convincente para vender essa mentira e, então, lembrar-se dela pelo resto da sua vida para não ser pego. Além disso, ela aumenta e aumenta mais toda vez que você mente. E quando você vê, está totalmente preso nela.
A mentira é um instrumento de tortura. Torturamos a nós mesmos e aos que foram pegos na nossa mentira. Ela remove qualquer noção de paz e traz muito sofrimento para todos os envolvidos. O filme mostra isso muito bem. Não é à toa que a Bíblia diz: Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca. (Provérbios 20.17)
E ainda: A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras perecerá. (Provérbios 19.9)
Cuidado com a mentira, ela também pode ser comparada a uma armadilha: fácil de entrar, mas muito difícil de sair…