Vecna – o Acusador
Quem é Vecna e o que ele quer?
São as perguntas que conduzem o mistério da quarta temporada de Stranger Things. Muitos spoilers à frente!
Vecna é um tipo diferente de vilão. No episódio 7 descobrimos que Henry Creel é, de fato, o número um – o primeiro sujeito de teste do Dr. Martin Brenner – e também Vecna. Henry Creel aparentemente desenvolveu poderes próprios sem passar por experimentos.
Em termos de linha do tempo, Henry Creel assassinou sua mãe e irmã e tentou matar seu pai, Victor, em 1959 – 20 anos antes de lutar contra Eleven no Hawkins Lab. Mas porque Henry era apenas um menino, ele não era poderoso o suficiente para matar todos. Ele entrou em coma e Dr. Brenner assumiu a custódia de Henry quando ele acordou e forjou sua morte.
Nos anos seguintes, o Dr. Brenner trabalhou com Henry para desenvolver os poderes do menino, mas não obteve resultados. Então, o Dr. Brenner usou seu aprendizado com Henry Creel/One para lançar um novo programa que fazia experimentos em crianças; a partir daí, Um tornou-se um funcionário já que o Dr. Brenner não podia deixá-lo ir. E isso eventualmente o levou a tentar escapar com Eleven, mas não antes de matar todos os associados aos experimentos por vingança.
Então Eleven lutou contra Henry, abriu um portal e o enviou através dele. Seu corpo sucumbiu ao ambiente do Mundo Invertido e se transformou em Vecna, mas o portal rapidamente se fechou.
Agora, Vecna usa seus poderes telepáticos para “ouvir” os pensamentos das pessoas, identificar suas próximas vítimas e atacá-las remotamente. Ele ataca pessoas que sofreram traumas e se sentem culpadas, usando isso para ligá-las a si mesmo no Mundo Invertido, ferindo seus corpos à distância e mantendo suas consciências em sua própria mente.
Toda vez que Vecna mata alguém, ele abre um novo portal para o Mundo Invertido no local em que a pessoa foi assassinada. E como as crianças deduziram depois de falar com seu professor, Scott Clarke, cada portal cria um campo eletromagnético mais forte do que o natural da Terra, que afetam suas bússolas.
Ao abrir mais e mais portões em Hawkins, Vecna está criando campos eletromagnéticos adicionais – menores em tamanho e escala em comparação com o que Eleven abriu, mas ainda grandes o suficiente para causar impacto, especialmente quando combinados. O objetivo final é aproximar o Mundo Invertido da Terra e colidir as duas dimensões.
O que me chamou a atenção em Vecna é como ele usa a culpa, a vergonha e os pecados das pessoas para enfraquecê-las e controlá-las. Ele é um acusador como Satanás.
“Um acidente? É por isso que você fugiu em vez de nos ligar? Você é um assassino é o que você é! Assassino! Assassino!
“Max, você acha que algumas cartas vão acertar as coisas? Você estragou tudo!
“Você se lembra do que fez, Nancy? Ou já se esqueceu? Quando EU mato alguém, nunca esqueço!”
Um dos principais objetivos de Satanás é nos acusar, colocando diante de nós todos os nossos pecados na esperança de que nos afundemos ainda mais no desespero. O livro do Apocalipse menciona diretamente Satanás como o acusador (Apocalipse 12.9-11).
Satanás não quer que sejamos livres. Ele não quer que Deus tenha sua revelada glória através do milagre do perdão.
Talvez abraçar o perdão de Deus seja difícil para você, então quero compartilhar três passos que você pode dar para se libertar das acusações do nosso inimigo.
PASSO 1: Reconhecer a Voz
Quando você tem pensamentos que trazem condenação, você pode dizer a diferença entre a sentença de Deus e as acusações de Satanás? Deus nos convence do pecado para nos levar à liberdade. Nosso inimigo zomba com o propósito de nos manter em cativeiro.
Uma maneira de discernir a voz de Deus é distinguir entre culpa e vergonha. A culpa está relacionada ao que fizemos; vergonha fala de condenação sobre quem somos. Quando Deus nos convence, podemos nos sentir culpados por nosso pecado, mas junto com essa convicção está o convite para confessar nosso pecado e abraçar o perdão que Jesus oferece. As acusações de Satanás inevitavelmente levam à vergonha – uma sensação predominante de desamparo e opressão. Ele irá convencê-lo de que não há esperança e o fará duvidar que Deus poderia ou iria perdoá-lo completamente.
PASSO 2: Lembre-se da Cruz
As acusações de Satanás parecem poderosas porque, em certo sentido, soam verdadeiras. Em nosso estado pecaminoso, não somos dignos de comunhão com Deus. Como a Bíblia diz, pecamos e carecemos da glória de Deus (Romanos 3.23). Se não fosse pelo sacrifício de Jesus na cruz, estaríamos para sempre sobrecarregados com a condenação do pecado. Satanás quer desesperadamente que você esqueça a cruz. “Portanto, já que fomos justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1).
PASSO 3: Se fortaleça na verdade
Quando você sente a dor da acusação e da vergonha, o que você faz?
Na passagem sobre a guerra espiritual em Efésios 6, somos instruídos a vestir a armadura de Deus e firmarmos posição. Quando usamos o capacete da salvação, o cinto da verdade, segurando a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, em nossa mão direita e o escudo da fé em nossa mão esquerda podemos “apagar todas as setas inflamadas do Maligno”.
Quando a culpa sussurra condenação, o que você faz? Você adora o seu Rei, que o perdoou e o tirou das trevas para a Sua gloriosa luz. Seu amor não guarda rancor (1 Coríntios 13.5).
Você crê nisso?
Referências:
1. crosswalk.com/faith/spiritual-life/how-to-fight-the-accuser-in-3-steps.html
2. screenrant.com/vecna-identity-henry-creel-number-one-powers-explained/