Dishonored
A virulência do pecado
Dishonored é um jogo de ação-aventura furtiva originalmente lançado em outubro de 2012. A história se passa na cidade industrial de Dunwall, focando-se em Corvo Attano, o guarda-costas da imperatriz Jessamine Kaldwin.
Corvo volta de uma viagem ao exterior à procura de uma cura para a praga dos ratos que está dizimando a população da cidade e encontra-se com a imperatriz Jessamine Kaldwin na Torre de Dunwall, mas os dois são atacados por um grupo de assassinos. Eles prendem Corvo, matam a imperatriz e sequestram sua filha, Emily Kaldwin.
Corvo é preso pelo assassinato de Jessamine e sequestro de Emily. Hiram Burrows, o conspirador, assume o controle de Dunwall nos seis meses seguintes como Lorde Regente. Ele interroga Corvo na prisão e admite ter planejado o assassinato. Corvo, então, recebe ajuda dos Lealistas, escapa da prisão e começa a sua jornada para encontrar Emily e tirar os conspiradores do poder.
Você pode jogar em três níveis diferentes de caos: Baixo caos significa que você não matou ninguém ou poucas pessoas na sua jornada. Caos alto ou total significam que você matou muitas pessoas ou praticamente todos que atravessaram o seu caminho em sua sede por vingança.
Como o caos funciona na prática?
Mais mortes = mais cadáveres
Mais cadáveres = mais ratos
Mais ratos = mais praga/doença
Mais praga = mais pessoas doentes
Mais pessoas doentes = mais morte
Mais morte = mais insegurança social, política e econômica
Mais insegurança = mais caos
Dependendo do nível de caos que Corvo causar na cidade, o jogo apresenta três finais diferentes. Se pouco caos foi causado, uma era de ouro se aproxima e a praga dos ratos é finalmente erradicada. Emily é resgatada, ascende ao trono como imperatriz com Corvo ao seu lado e passa a olhá-lo como uma figura paterna, espelhando seu comportamento e tornando-se uma imperatriz boa e misericordiosa. Corvo morre de causas naturais depois de muitas décadas e a imperatriz Emily Kaldwin, a Sábia, o enterra ao lado da imperatriz Jessamine.
Caso muito caos seja causado, a cidade permanece em tumulto e é tomada pela praga. Emily também será grata a Corvo, espelhando seu comportamento e tornando-se uma imperatriz implacável e impiedosa. “Eles vão me temer, assim como eles te temem, Corvo”.
Se Corvo praticamente matar tudo o que tem fôlego (caos total), não poderá salvar Emily. Seu sequestrador vai cometer suicídio e levar Emily consigo. Sem uma imperatriz, Dunwall desmorona devido a praga e o caos político. Todo o esforço de Corvo terá sido em vão. Sua vingança não significará nada. Então Corvo pega um barco e vai embora sabendo que está fugindo de sua própria culpa e pecados.
Esse enredo me chamou a atenção porque o pecado funciona de forma semelhante. Quanto mais você se entrega a ele, mais caos ele produz ao seu redor. É uma bola de neve, as consequências nefastas se multiplicam e afetam todos ao seu redor. O fundo do poço vai ficando cada vez mais… fundo e difícil de sair e você começa e sentir cada vez mais culpa, solidão e desespero.
E é aqui que entra o Evangelho, as boas novas da nossa salvação. Pois não há poço tão fundo que Cristo não possa te alcançar, não há “caos” que Ele não possa reverter e não há história que Ele não possa mudar:
Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.
Lucas 19.10
De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Romanos 5.6-8