RRR
O Bromance que você não sabia que precisava.
Você já ouviu falar do maior filme indiano da história? Imagine que é final dos anos 80 ou início dos anos 90 e de repente Spielberg, Stallone e Schwarzenegger, que estão no auge de suas carreiras, dizem que vão fazer um filme juntos com o título provisório de “SSS”. Isso é exatamente o que RRR é – é um acrônimo reverso para Rajamouli, Ram Charan e Rama Rao Jr., que são o diretor do filme e suas duas estrelas principais.
Este filme é uma mistura das explosões de Rambo com a mística de O Tigre e o Dragão, e números musicais. E sim, funciona. Este filme é exagerado em todos os sentidos, mas é divertido. Mesmo com uma duração de 3 horas, prendeu minha atenção.
Mas esse não é um filme de Bollywood. Descobri que a indústria cinematográfica indiana não se limita apenas a Bollywood. Existem também Kollywood, Mollywood e Tollywood, que representam o cinema produzido em regiões fora de Mumbai, que é o centro de todos os filmes em hindi. De acordo com a Wikipedia, Tollywood representa o cinema produzido nos estados de Andhra Pradesh e Bengala Ocidental. Basicamente, Tollywood é o cinema do sul da Índia. O “Tolly” em Tollywood significa Telugu, que é a língua falada nos estados de Andhra Pradesh e Telangana.
A principal diferença entre Bollywood e Tollywood é bastante evidente: localização e, consequentemente, idiomas. Bollywood é principalmente baseado em Mumbai, anteriormente conhecido como Bombaim, daí o “Bolly” em Bollywood. Os filmes de Bollywood são falados em hindi, que é a língua mais falada na Índia, enquanto os filmes em telugu são falados em telugu.
Os filmes indianos são frequentemente descritos como “exagerados” e “bobos”, e não é difícil entender o porquê. Quando um herói luta sozinho contra uma multidão e o outro luta no braço contra um tigre na introdução do filme, com certeza teremos um choque cultural. Para entender por que os filmes indianos são do jeito que são, precisamos voltar no tempo. Os primórdios do cinema indiano foram fortemente influenciados por contos folclóricos tradicionais, e os filmes eram frequentemente adaptações de mitos e lendas. Heróis fantásticos e deuses eram temas comuns nesses filmes, e essa narrativa grandiosa continuou ao longo dos anos.
Em contraste com os filmes americanos, que se concentram na imersão e em seguir as leis da física, os filmes indianos estão mais focados na história em si. Os heróis frequentemente se comportam como deuses em mitos antigos. Então, quando os dois heróis de RRR se tornam amigos, sua amizade é, nas palavras deles, “mais preciosa do que minha vida”. Os vilões são ridiculamente maus, e todas as emoções são amplificadas. Ao assistir cinema indiano, é importante lembrar que estamos olhando mais para uma poesia do que uma prosa e precisamos aceitar o filme pelo que ele é. Então, sente-se, relaxe e aproveite o espetáculo.
Masculinidade
“No final do filme, você ganha uma barba de tanta testosterona.” Neste filme, os homens podem ser homens, o que é algo raro hoje em dia em Hollywood. Me lembrou um pouco dos filmes durões dos anos 80 e 90. No cinema indiano, o “herói” é um elemento crucial e a personificação perfeita da força e excelência. Esses “heróis” quase sempre são homens e são retratados como super-humanos, imbatíveis e que sempre conquistam a mocinha no final. E sinceramente, eu não tenho nenhum problema com isso.
Amizade
Se algo se torna popular na Ásia, Hollywood sempre tenta copiar. Mas se eles tentassem copiar esse filme, o resultado seria Brokeback Mountain, só que na Índia. A sociedade ocidental sexualizou todos os relacionamentos, e não enxerga além do amor romântico. Toda aquela montagem dos dois personagens principais se tornando amigos? Os ocidentais não veriam como é – um bromance, um forte vínculo de amizade. E ao pesquisar para este texto, eu não estava errada. Aqui estão as culturas orientais para nos lembrar que não estamos restritos ao Eros – amor romântico – há também Philia – o vínculo de amizade.
Bheem é um protetor que tenta resgatar uma garota de sua tribo. Raju é um servo do domínio britânico que secretamente tenta derrubá-lo de dentro. Esses dois formam uma amizade improvável. Sua amizade incorpora o verso “o amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Prov. 17:17).
Philia é o amor entre amigos tão próximos quanto irmãos. A amizade é o forte vínculo entre pessoas que compartilham valores, interesses ou atividades comuns. Em seu livro, Quatro Amores, Lewis diz que as verdadeiras amizades, como a amizade entre Davi e Jônatas na Bíblia, são quase uma arte perdida. Ele critica a maneira como a sociedade moderna ignora a amizade: “para os antigos, a amizade parecia o amor mais feliz e mais plenamente humano de todos, a coroa da vida e a escola da virtude. O mundo moderno, em comparação, a ignora”. E diz ainda: “Aqueles que não concebem a Amizade como amor substantivo, mas apenas como um disfarce ou elaboração do Eros, deixam transparecer que nunca tiveram um Amigo.”
Eros também foi criado por Deus e, como tudo o que Ele criou, é bom, mas Eros não estará presente na eternidade, Philia sim. Valorize suas amizades.