Homem-Aranha (2002)
Valores.
Baseado super-herói da Marvel, esta é a história de Peter Parker, um estudante nerd do ensino médio que sofria bullying e não tinha coragem de confessar sua paixão por sua vizinha Mary Jane Watson.
Mas durante uma excursão escolar à Universidade de Columbia, Peter Parker é mordido por uma aranha geneticamente modificada. Peter desenvolve habilidades sobre-humanas de uma aranha e ele decide usar seus novos poderes para fazer o bem. Peter se torna o vigilante mascarado conhecido como Homem-Aranha. No entanto, a vida de Peter se complica quando o Duende Verde aparece.
Junto com X-Men (2000), este filme lançou essa nova leva de filmes de super-heróis da Marvel. Esse ainda é meu Peter Parker e Homem-Aranha favoritos. Uma das adaptações mais bem-sucedidas de história em quadrinhos, mesmo com CGI de 20 anos de idade. Um filme que ficou eternizado na cultura pop com seu beijo de cabeça para baixo e a fala mais memorável dos filmes de super-heróis: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
É um filme de uma época em que os filmes de super-heróis eram feitos sem piadas a cada 20 segundos. De uma época em que eles se preocupavam com o desenvolvimento dos personagens e eles pareciam pessoas reais. Uma época em que os efeitos visuais estavam ali para apoiar a história, não para ser a estrela principal. E por último, mas não menos importante, da época em que os super-heróis tinham boas lições para oferecer e inspirar o público.
Esse filme oferece uma variedade de temas positivos, aqui estão alguns deles:
Responsabilidade
Tio Ben: Lembre-se, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.
Um dos temas centrais é a responsabilidade. E ela se aplica não apenas às habilidades sobre-humanas de Peter, mas também à sua vida pessoal. É importante assumir a responsabilidade por nossas ações e usar nossos “poderes” para o bem maior, pensando no próximo.
As consequências das escolhas
Promotor de Wrestling: Você poderia ter destruído aquele cara!
Agora ele vai fugir com o meu dinheiro!
Peter Parker: Perdi a parte em que esse é o meu problema.”
O filme também destaca as consequências das escolhas que fazemos. A decisão de Peter de não parar um ladrão quando teve oportunidade trouxe consequências dolorosas para ele e para outras pessoas. Nossas escolhas têm efeitos de longo alcance e devemos sempre considerar as possíveis consequências antes de agir.
A importância dos relacionamentos
Tia May: Você o amava. E ele amava você. Ele nunca duvidou do homem que você se tornaria; como você foi feito para grandes coisas. Você não vai decepcioná-lo.
O filme enfatiza a importância dos relacionamentos e o impacto que eles têm em nossas vidas. Os relacionamentos de Peter com seu tio Ben, tia May, seu melhor amigo Harry e seu interesse amoroso Mary Jane Watson são centrais para a história. É fundamental nutrir e valorizar nossas conexões com as pessoas com as quais nos relacionamos.
Abnegação
Peter Parker: Quero que saiba que sempre estarei ao seu lado; estarei sempre aqui para cuidar de você. Eu prometo a você isso. Eu sempre serei seu amigo.
Mary Jane: Apenas um amigo, Peter Parker?
Peter Parker: Isso é tudo que tenho para dar…
Ao longo da trilogia, Peter sacrifica seus desejos pessoais e segurança, sempre tentando pensar além de si mesmo, e usar suas habilidades para ajudar os outros.
Superando adversidades
Duende Verde: É por isso que apenas os tolos são heróis – porque você nunca sabe quando algum lunático aparecerá com uma escolha sádica. Deixar morrer a mulher que você ama… ou sofrer as criancinhas? Faça sua escolha, Homem-Aranha, e veja como um herói é recompensado!
A trilogia retrata as lutas e desafios que Peter enfrenta em sua jornada como super-herói e como a perseverança e a determinação são essenciais frente as adversidades. Às vezes os obstáculos parecem impossíveis de superar, mas nunca podemos desistir e precisamos enfrentar nossos próprios desafios com resiliência.
Fazendo a coisa certa
Duende Verde: Apesar de tudo que você fez por eles, eventualmente eles vão te odiar.
Por que se importar?
Homem-Aranha: Porque é o certo.
Ao longo do filme, o Homem-Aranha demonstra a importância de fazer a coisa certa, mesmo quando é difícil ou impopular. Peter escolhe ajudar os outros e enfrentar a injustiça, mesmo quando ele precisa sacrificar alguma coisa em retorno.