Minhas Aventuras com o Superman
Uma luz na escuridão.
Nesta versão estilo anime, seguimos Clark enquanto ele constrói sua identidade secreta de Superman e assume seu papel como herói de Metrópolis e talvez do mundo. Lois, em busca de se tornar uma jornalista famosa, se une à Clark e ao aspirante a fotógrafo Jimmy Olsen em suas investigações. Enquanto isso, Clark e Lois estão se apaixonando, compartilhando aventuras, derrotando bandidos, tropeçando em segredos e descobrindo o que significa ser Superman e Lois Lane.
Apesar de algumas mudanças desnecessárias* essa série tem algumas qualidades redentoras. *se você consome produtos recentes de Hollywood, já sabe do que estou falando.
Por exemplo, eu esperava ver uma Lois Lane Mary Sue que sempre tivesse razão. Eu esperava que ela fosse arrogante, narcisista, que faz coisas moralmente horríveis, mas que sempre fosse perdoada pelos roteiristas e que Clark só precisasse amadurecer e aprender que Lois está sempre certa. Eu esperava que Lois assumisse o protagonismo da série. (Olhando pra você He-Man!)
E não é que eu estava errada? Aqui, temos uma personagem que de fato lida com seus erros. Ela mente para Clark, e vemos Clark tomar uma posição firme contra os erros de Lois. E veja só: Lois realmente pede desculpas a Clark! Numa época hostil à masculinidade e inundada por Mary Sues arrogantes, esta deve ser uma das maiores subversões do ano. Um baita plot twist! haha
Um aspecto bastante inteligente de Minhas Aventuras com o Superman é que todo mundo é novato. Então, Lois aprenderá, crescerá e amadurecerá ao lado de Clark enquanto ele também estabelece o Superman. E eles crescem juntos porque, como Lois é uma pessoa inteligente, não demora muito para ela descobrir sua identidade secreta.
Mas o aspecto mais positivo dessa animação é que Superman é Superman. Ele é um cara legal. Um homem de forte caráter e bondade genuína. Por alguma razão, a ideia de um homem com um coração de ouro que só quer ajudar as pessoas simplesmente porque é a coisa certa a fazer, ironicamente, parece “alienígena” para muitas pessoas hoje em dia. Como nós, como sociedade, caímos.
Zack Snyder afirmou uma vez que super-heróis que ainda são inocentes e não mentem ou cometem atrocidades ainda são coisas de pura ingenuidade. Sua opinião resume um sentimento moderno crescente de que super-heróis moralmente justos são chatos, especificamente por causa de sua moralidade. Muitos até pensam que são apenas os heróis moralmente cinzentos que abrigam qualquer potencial real para discussão filosófica ou exploração humana profunda, uma vez que são falhos ou imperfeitos e ocasionalmente dados a essas falhas e imperfeições. E o principal alvo desta crítica é, claro, o Superman, o próprio ícone do super-herói justo e moral.
Então, entramos na era do Superman sombrio de Zack Snyder. A era de Injustice, a era de Homelander e Omni man. Ninguém parece apreciar o herói “Cavaleiro Branco” valoroso e menos ainda entender tal personagem. No entanto, penso que se alguém simplesmente focar nas supostas perfeições do Superman, então terá perdido o objetivo do herói.
Porque, na realidade, não se trata da perfeição em si, trata-se da força necessária para mantê-la. Superman enfrenta tentações todos os dias, ele sabe que não pode quebrar sua moral porque isso provavelmente resultaria em consequências terríveis. É um sentimento que ecoa perfeitamente num discurso que faz a Darkseid: “Sinto que vivo num mundo feito de papelão, sempre tomando cuidado constante para não quebrar algo, quebrar alguém. Nunca me permitindo perder o controle nem por um momento, ou alguém poderia morrer. Mas você aguenta, não é, grandalhão? O que temos aqui é uma rara oportunidade para eu me libertar e mostrar o quão poderoso eu realmente sou.”
A maior força do Superman não é física, mas moral. Ele tem a força para ser bom e gentil quando ninguém pode impedi-lo, se ele decidir fazer o contrário. Alguém que está sempre disposto a aprender, melhorar, amar, doar e se sacrificar como essa animação nos mostra tão bem. Se você entender isso, então poderá escrever boas histórias do personagem. Superman é um símbolo. Alguém para admirar e aspirar ser. E nossa cultura pop atual está carente de bons exemplos.