A Lição
Vingança é um prato que se come frio?
“The Glory” (A Lição), um dorama, narra a história de uma mulher em busca de vingança contra os bullies de infância que atrapalharam seu sonho de se tornar arquiteta. Enfrentando grave violência escolar, ela foi forçada a abandonar os estudos. Anos mais tarde, ela orquestra meticulosamente sua retribuição, iniciando seu esquema ao se tornar professora na escola primária frequentada pela filha de uma de seus algozes, preparando o cenário para um intenso e dramático desenrolar dos acontecimentos.
Hollywood, tome nota. Os coreanos estão produzindo filmes e séries excelentes e The Glory (A Lição) é um exemplo disso.
Esta história leva o bullying a um nível extremo. Na primeira metade do primeiro episódio, vemos Moon Dong-Eun sofrendo torturas horríveis enquanto sua nêmesis, Park Yeon-jin, tem grande prazer em queimá-la com um modelador de cabelo. Não demora muito para a gente perceber que Yeon-jin não é uma bully típica. Ela é sádica. Yeon-jin não sente nenhum pingo de culpa ou remorso por suas ações. Ela sorri e até ri enquanto atormenta as meninas da escola. Os bullies raramente agem sozinhos e Yeon Jin tem 4 amigos, incluindo dois meninos, que também sentem prazer em abusar das meninas. E todos são protegidos pelo poder e dinheiro dos pais. Os bullies são covardes e muitas vezes é preciso alguém com muita força e coragem para revidar. Quando os primeiros episódios terminam, a gente já fica na expectativa para ver o que Moon Dong-eun planejou.
A princípio, os planos de Dong-eun não parecem estar dando muito resultado. Mas, assim como o estrategista de xadrez* move seus peões, vemos que seus planos são cuidadosamente orquestrados. Mas Dong-eun não usa violência contra eles. Ela cutuca apenas o suficiente para deixá-los causar dano a si mesmos. Ela conhece as fraquezas de cada um dos cinco e sabe explorá-las perfeitamente para que acabem brigando entre si.
*no caso dessa série o jogo “Go” é usado para ilustrar os planos de Dong Eun
Esta série é definitivamente mais sombria, em comparação com a maioria dos doramas que já vi. Mas ilustra o ponto de que ninguém sai impune de nada. Em última análise, a verdade sempre aparecerá e a justiça será feita.
VINGANÇA
Em um momento da série Dong-eun explica que não se permite sorrir porque, se ela se permitir ser feliz, acabaria por desistir da vingança. Ela passou mais de década se preparando e colocando em prática seus planos. Uma vida alimentando sua raiva e ódio. Será que esse é o caminho?
A Bíblia tem muito a dizer sobre vingança. O versículo chave é encontrado no Antigo Testamento e citado duas vezes no Novo. Deus disse: “A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles.” (Deuteronômio 32:35; Romanos 12:19; Hebreus 10:30).
Em Deuteronômio, Deus está falando dos israelitas obstinados, rebeldes e idólatras que O rejeitaram e incorreram em Sua ira com sua maldade. Ele prometeu vingar-se deles em Seu próprio tempo e de acordo com Seus motivos perfeitos e puros. As duas passagens do Novo Testamento dizem respeito ao comportamento do cristão, que não deve usurpar a autoridade de Deus. Em vez disso, devemos permitir que Ele julgue corretamente e derrame Sua retribuição divina contra Seus inimigos como Ele achar adequado.
É tentador tentar assumir o papel de Deus e procurar punir aqueles que achamos que merecem. Mas porque somos criaturas pecadoras, é impossível nos vingarmos com motivos puros e na medida certa da ofensa. É por isso que a Lei Mosaica contém o mandamento “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.” (Levítico 19:18). Até mesmo Davi, um “homem segundo o coração de Deus” (1 Samuel 13:14), recusou-se a se vingar de Saul, embora Davi fosse a parte inocente injustiçada. Davi se submeteu à ordem de Deus de renunciar à vingança e confiar Nele: “O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti.” (1 Samuel 24:12).
Como cristãos, devemos seguir a ordem do Senhor Jesus de “amar os vossos inimigos e orar pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44), deixando a vingança para Deus.
No contexto da série, todos os 5 bullies seriam punidos por Deus por seus pecados, no tempo dEle e da forma que Ele planejasse. E considerando o nível de pecado de cada um deles, não é difícil imaginar que suas vidas, já imperfeitas e deprimentes, chegariam ao fundo do poço por conta própria sem a intervenção de Dong-eun. Ela perdeu tantos anos de vida alimentando ódio e ressentimento e “permitiu” que o bullying continuasse por décadas. Se ela tivesse descansado no Senhor teria seguido em frente e experimentado uma vida mais leve e feliz.
Fonte: https://www.gotquestions.org/revenge-vengeance.html