A Lista de Schindler
Legado.
O filme é baseado na história real do empresário nazista Oskar Schindler, que abre uma fábrica na Polônia ocupada e usa mão de obra judaica. À medida que a Segunda Guerra Mundial avança e o destino dos judeus se torna cada vez mais claro, as motivações de Schindler mudam do lucro para a empatia, e ele consegue salvar mais de 1.100 judeus da morte nas câmaras de gás.
Esse é um dos melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial já feitos. Emocionante do início ao fim. Ele nos obriga a refletir sobre as profundezas da capacidade da humanidade para o mal, ao mesmo tempo em que oferece vislumbres de esperança em meio ao desespero. As atrocidades infligidas durante este período sombrio da história não devem jamais desaparecer de nossa memória coletiva. O que realmente me impressiona é como o filme retrata a normalização gradual da crueldade, à medida que as pessoas primeiro perdem seus negócios, casas, liberdade e, finalmente, suas vidas. Representa um dos capítulos mais sombrios da história.
Lembrando que este é um filme destinado ao público adulto.
Oskar Schindler: Eles não vão esquecer tão cedo o nome “Oskar Schindler” por aqui. “Oskar Schindler”, dirão, “todo mundo se lembra dele. Ele fez algo extraordinário. Ele fez o que ninguém mais fez. Ele veio sem nada, uma mala, e transformou uma empresa falida em uma grande fábrica.
Esse era o sonho de Schindler no início da história. Ele buscava riquezas materiais e fama. Desejava ser lembrado como um empresário de sucesso. Esse seria o seu legado.
Você já pensou pelo que as pessoas vão se lembrar de você? Já pensou sobre o significado de legado e por que tantos são focados em deixar uma marca neste mundo?
Legado é o impacto duradouro das ações, valores e contribuições de uma pessoa nas gerações futuras ou na sociedade. Pode ser cultural, artístico, científico ou filantrópico, refletindo seus valores e moldando como eles são lembrados, deixando um impacto positivo e significativo para os outros.
A essência de um legado está em nossa busca por uma garantia de que nossa vida tem significado. No entanto, acredito que quanto mais o perseguimos, mais evasivo ele se torna. Na maioria dos casos, um legado é um resultado orgânico de nossas escolhas e ações, ao invés de algo que podemos fabricar artificialmente. Você é lembrado não porque se esforçou para isso, mas porque criou algo que beneficiou profundamente os outros, como Steve Jobs, ou porque ajudou muitas pessoas com abnegação e coragem, como Oskar Schindler.
A verdade é que, para cada Oskar Schindler, provavelmente existem “n” indivíduos que fizeram uma diferença significativa na vida das pessoas, mas permaneceram heróis anônimos. Como não são lembrados, as suas ações não tiveram valor? E os pequenos atos de bondade e assistência que realizamos em nossa vida cotidiana? Como eles não levam a um legado famoso, também não importam?
Importam sim, porque mesmo que ninguém saiba, Deus sabe. Ele está ciente de todas as nossas boas ações, e isso O agrada. Amá-lo como Ele nos amou é o único legado com o qual devemos nos preocupar, todo o resto é um bônus.
Oskar Schindler: Eu poderia ter conseguido mais. Não sei. Se eu apenas… eu poderia ter conseguido mais. Eu poderia ter conseguido mais uma pessoa… e eu não fiz isso!
No final da guerra, Schindler não está preocupado com seu legado. Sua única inquietação, e até fonte de culpa, está nas vidas que ele não conseguiu salvar. O foco não é mais ele mesmo, mas o próximo.
Viva sua vida de forma que ao final dela você esteja pensando “mais uma vida… eu poderia ter ajudado mais uma…”. De forma que ao abrir seus olhos na eternidade você ouvirá a maravilhosa voz de Deus dizendo: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. (Mateus 25: 34-36)
Então você saberá que construiu o tipo certo de legado.