Alien Covenant
Ou Prometheus 2 – a volta dos que não foram.
Grande expectativa de que a história de Prometheus teria continuidade e pelo menos algumas questões abertas do primeiro filme seriam respondidas. Só que não. Decepção que chama.
Dessa vez o filme começa dentro da nave-colônia Coventant. Seu destino é um planeta remoto no outro lado da galáxia, mas a tripulação da Covenant descobre o que eles pensam ser um novo planeta, um paraíso desconhecido e pausam a sua missão para investigar. Enquanto estão lá, eles encontram David, o sobrevivente sintético da expedição de Prometheus. Esse mundo logo se torna escuro e perigoso quando uma forma de vida alienígena hostil força a tripulação a uma luta mortal pela sobrevivência.
Expectativas:
– Mais Elizabeth, nossa heroína, aprontando altas confusões no planeta dos Engenheiros.
– Engenheiros: quem são, o que fazem, o que comem, onde vivem – AGORA VAI. HOJE SIM! HOJE SIM!
Realidade:
– Engenheiros: HOJE NÃO? HOJE não… zero respostas pra gente. Continuamos sem saber muito sobre esse povo.
– Elizabeth: “Vamos matar a heroína antes do filme começar!! Vai ser surpreendente!! A gente coloca outra heroína genérica no lugar”. É sério isso produção?
– Parece que no futuro todos os cientistas e técnicos são trapalhões mesmo. Achei que esse filme ia corrigir os erros do anterior, mas… não. Vamos metralhar tanques explosivos, vamos cheirar uns fungos alienígenas e vamos enfiar nossa cara aqui nesse ovo gigante já que esse androide super confiável pediu com educação.
Se Prometheus nos remete a Criação, Alien Covenant discute a Queda – a rebelião da criatura. O primeiro diálogo do filme já dá o tom, com o androide David questionando a superioridade de seu criador, Peter Weyland. Ao longo do filme a gente acompanha as pretensões de David de ser um Criador – seu desejo de ser Deus em seus experimentos com os xenomorfos.
A gente pode também fazer um paralelo entre os androides “irmãos” David e Walter com Caim e Abel com o mesmo resultado prático – o fratricídio. Walter era uma versão 2.0 melhorada de David e ele não podia aceitar sua inferioridade.