Como treinar seu dragão 2
Lidando com as vitórias.
Cinco anos depois que Soluço uniu dragões e vikings, eles enfrentam um novo adversário: Drago que pretende travar uma guerra contra os dragões, buscando a suprema dominação global. Stoick, pai de Soluço e líder da aldeia, prefere a reclusão, enquanto Soluço busca o diálogo, como fez com seu pai. Enquanto viaja para além de Berk em busca de Drago, Soluço se reúne com sua mãe há muito perdida, que, como ele, protege os dragões desse perigo. Conseguirão Soluço e Banguela desafiar o exército de Drago e manter a paz conquistada a duras penas?
À medida que nosso personagem principal atinge a idade adulta, a história se torna mais madura. ‘Como treinar seu dragão 2′ expande a história de Soluço e Banguela e sua conexão. Com ótimos visuais e boa narrativa, essa sequência é tão boa quanto o primeiro filme.
Stoick, o Vasto: Homens que matam sem motivo não podem ser convencidos pela razão.
O que aconteceu em sua aldeia há 5 anos cegou Soluço para uma verdade – nem todo mundo QUER mudar. Nem todo mundo DESEJA a paz.
Seus pais disseram a Soluço que Drago não poderia ser persuadido a mudar, mas como seus pais estavam errados sobre a mudança de opinião que sua vila teve sobre os dragões, Soluço rejeitou seus conselhos. Ele tinha certeza de que poderia mudar a opinião de qualquer um – todo mundo quer paz, certo?
Andrew Bonar, um homem temente a Deus, costumava dizer: “Vamos permanecer tão vigilantes após a vitória quanto antes da batalha.” Isso porque esse é o momento em que geralmente baixamos a guarda e ficamos excessivamente confiantes, como Soluço ficou com suas habilidades de pacificador.
O mesmo aconteceu com Josué depois da batalha de Jericó. Foi uma vitória tão impressionante que ele ficou confiante demais e partiu imediatamente para a guerra contra Ai. Por ter tanta certeza de que Israel venceria, ele foi para a guerra sem consultar a Deus, e foi um fracasso absoluto. Se ele tivesse permanecido vigilante e humilde após sua grande vitória, teria buscado a orientação de Deus e teria aprendido que Acã havia desobedecido à ordem de Deus de que todos os despojos da batalha de Jericó fossem consagrados ao Senhor e que tinha tomado tesouros para si. Esse pecado era algo que deveria ser tratado ANTES que Deus abençoasse qualquer outro avanço de Israel.
Voltando ao filme, não há nada de errado com o desejo de Soluço de buscar a paz, mas ele deveria ter feito isso com mais sabedoria e cautela. Uma grande vitória não torna todos os conflitos subsequentes fáceis de resolver.
Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mateus 10:16)
Isso significa que devemos nos esforçar para ser gentis sem ser ingênuos e devemos nos sacrificar sem deixar que se aproveitem de nós. Devemos estar cientes das táticas inescrupulosas usadas pelo inimigo e estar preparados para elas enquanto nos esforçamos para fazer o bem e espalhar as “boas novas” do nosso salvador do Evangelho.
Na situação de Soluço, isso significava que, como líder, ele deveria ter aprendido mais sobre quem estava enfrentando antes de expor a si mesmo e sua aldeia a essa pessoa desconhecida e possível ameaça. Voar para o domínio do sujeito agitando uma bandeira da paz esperando que todos mudassem imediatamente de opinião é uma estratégia bastante ingênua.
Aproximar-se com cautela poderia ter dado a ele outras opções além da guerra total em sua própria aldeia que foi o que suas ações desencadearam. Com sabedoria, talvez ele tivesse entendido que não poderia mudar o coração deste homem, mas poderia pelo menos proteger um número maior de pessoas e dragões e evitar uma guerra de grandes proporções.
Soluço, como Josué, teve que aprender sua lição da maneira mais difícil e pagou um preço alto por isso. Concluindo, busque sempre a paz, mas não seja ingênuo. O mal não se importa com a paz, se alimenta de caos. Seja também humilde e sábio, especialmente depois das vitórias. Busque intimidade com Deus e consulte o Senhor sempre. Dessa forma, Ele o preparará para qualquer novo desafio que aparecer em sua vida.