Este mundo tenebroso
Ashton é uma típica cidade pequena. Mas quando um repórter cético e um pastor dedicado e fervoroso começam a investigar eventos misteriosos, eles, de repente, se veem envolvidos em uma trama da Sociedade da Percepção Universal para escravizar os habitantes da cidade e, eventualmente, toda a raça humana. O mundo físico encontra o reino espiritual à medida que a batalha é travada entre as forças do bem e do mal.
Esse Pitacos vai tratar o livro pelo que ele é – um livro de ficção.
Não é a Bíblia 2 – A Continuação.
Peretti evita o erro que muitos autores cristãos (e roteiristas) cometem. Ele não para de contar sua história para pregar alguma lição teológica valiosa. Em vez disso, ele a incorpora à narrativa. Ficou 100% orgânico? Não. Mas não atrapalhou a minha leitura.
Eu achei os personagens humanos envolventes. Os personagens angelicais eram obviamente gloriosos e bastante táticos, o que era interessante. Os demônios eram, bem … demoníacos, e tinham táticas próprias, mas não eram tão organizados ou unidos, o que era esperado considerando todos os seus vícios.
Recomendo esse livro para quem procura uma boa leitura e talvez um vislumbre das forças espirituais além de nosso mundo comum.
Esse livro me lembra que existe um reino espiritual (como não podemos vê-lo, tendemos a esquecer dele) e que existem forças sobrenaturais em ação em nosso mundo.
Há muito sobre o reino espiritual que não conhecemos e essas lacunas foram preenchidas pela imaginação do autor. E ele foi bem dramático.
Os anjos e demônios tem a aparência descrita no livro? Eles se comportam daquele jeito? Não sei. Provavelmente não. Mas sabemos que eles estão aqui no mundo. Participando. A própria Bíblia nos mostra que eles estão participando ativamente:
E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
Daniel 10.12-14, 20, 21
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura”.
Então ele me disse: “Você sabe por que vim? Vou ter que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia; mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês.”
A segunda lição do livro é sobre oração. Sinceramente, eu não sei se a oração funciona da forma que o livro descreve, potencializando a atuação dos anjos, mas eu tenho certeza de sua importância: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” (Romanos 12.12) e “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.” (Salmos 145.18)
Quando seus problemas e as forças ao seu redor parecerem grandes demais e prestes a te engolir por inteiro, faça como os personagens do livro, ajoelhe-se e ore!