Fallout
Termômetros ou Termostatos?
Lucy vivia isolada em um ambiente altamente controlado no Vault 33. Quando ela se aventurou para a superfície para resgatar seu pai, sua ingenuidade e inocência ficaram claras. Ela rapidamente percebeu que o mundo exterior era sombrio.
O primeiro conselho que recebeu foi para voltar para casa, pois não sobreviveria na superfície. Se insistisse em ficar, teria que se adaptar aos modos sombrios. E se conseguisse, seus objetivos e desejos iniciais inevitavelmente mudariam. A superfície a transformaria para sempre.
À medida que Lucy encontrava novas pessoas do mundo exterior, todos a pressionavam a mudar seus caminhos, valores e visão de mundo. “Esqueça a regra de ouro, ela não pode ser aplicada aqui. Não seja gentil. Pare de confiar, comece a mentir e nunca faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Deixe seus valores na porta do Vault e se adapte ao ‘mundo real’. Torne-se sombrio e mesquinho como o resto de nós.“
Esta é uma das grandes mentiras de nosso mundo também, algo que o diabo tenta nos fazer acreditar, como visto claramente na história de Jó (Jó 1:8-11). O Senhor elogia a retidão de Jó, mas Satanás sugere que a fé de Jó seria condicional às suas circunstâncias confortáveis. Ele insinua que se as bênçãos de Jó fossem tiradas, ele certamente amaldiçoaria a Deus.
É como se Jó vivesse confortavelmente em um Vault, apenas para ser exposto às duras realidades do mundo exterior.
O diabo insinua que só podemos ser “bons” quando a vida é fácil. Coloque-nos em condições difíceis e nossa verdadeira face se mostrará. Sem a ajuda de Deus, muitas vezes esse é o caso. Mas, com Deus, podemos permanecer firmes, manter nossos valores e resistir à tentação, como prometido:
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (2 Coríntios 4:8,9)
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)
Além disso, muitas vezes há pressão dos colegas para nos conformarmos, porque se o mundo puder nos arrastar ao nível deles, eles não terão que enfrentar suas próprias decisões, pecados e culpa. “Veja, até a Lucy ficou sombria e cruel na superfície, então eu não tive escolha em minhas ações também.” E assim como Lucy foi tachada de “alienígena” ou “esquisita” sempre que ela mostrou bondade e verdade, nós, cristãos, às vezes somos tratados assim. Principalmente quando defendemos nossos valores, como escolher a virgindade até o casamento.
A questão é: estamos deixando o mundo nos pressionar para nos tornarmos como eles, ou estamos mantendo nossa posição e influenciando o mundo para mudar? Seremos termômetros ou termostatos? Você sabe a diferença entre esses dois?
Um termômetro apenas lê a temperatura do ambiente, enquanto um termostato controla e mantém a temperatura desejada. Somos termômetros quando deixamos nosso ambiente ditar o que devemos pensar, sentir ou fazer. Somos termostatos quando nos mantemos firmes e não mudamos nossos valores e ações de acordo com a cultura ao nosso redor.
Na primeira temporada, vemos Lucy se manter firme e não desistindo da regra de ouro, não importa o que lhe foi feito. E pudemos ver como suas ações estavam começando a influenciar as pessoas ao seu redor. Talvez ela ceda nas temporadas futuras, pois é humana e a série não leva o mundo espiritual em consideração. Mas se nos apoiarmos em Deus, poderemos resistir à pressão e fazer a diferença, influenciando aqueles ao nosso redor. Afinal, nossas vidas são o nosso maior testemunho.