Game of Thrones
O inverno está chegando
Os Caminhantes Brancos nasceram da magia, criados para proteger os Filhos da Floresta. No entanto, os Caminhantes Brancos se libertaram do controle dos Filhos e se tornaram uma ameaça. Seu objetivo final era o fim de todos os seres vivos, criando um inverno sem fim para eclipsar o mundo conhecido.
Oito mil anos antes da época da série GoT, o inverno mais longo da história caiu sobre o mundo e durou uma geração. Na escuridão e no frio da “Noite Longa”, os Caminhantes Brancos desceram sobre Westeros, matando e reanimando os mortos para servir em seu exército de mortos-vivos. O povo de Westeros se uniu e empurrou os Caminhantes Brancos remanescentes para o extremo norte e uma Muralha foi erguida para barrar seu retorno. A Patrulha da Noite foi então fundada para proteger a Muralha e os reinos dos homens, caso a ameaça voltasse.
A casa do norte, os Starks, tinha um lema que era um lembrete constante dessa ameaça: o inverno está chegando. Por mais longo que fosse o verão, um longo inverno viria, traria de volta os Caminhantes Brancos, e desta vez eles viriam mais bem preparados.
No seriado, embora os Caminhantes Brancos tenham se tornado lendas ao longo dos séculos, relatórios perturbadores começaram a chegar à Patrulha da Noite. Mas apesar de seus repetidos pedidos de apoio, o resto dos Sete Reinos fecharam os olhos enquanto permaneciam envolvidos em suas próprias guerras, acreditando que os Caminhantes Brancos eram um mito, assim como os Filhos da Floresta, que têm também se transformaram em lenda.
Oito mil anos se passaram e ninguém mais acreditava. Ninguém estava se preparando para essa ameaça; todos estavam cuidando de seus próprios negócios e ambições individuais.
Vemos algo semelhante na Bíblia. Em Apocalipse, Jesus faz uma declaração final: “Sim, venho em breve!” (Ap 22.20). A dificuldade é que 2.000 anos se passaram desde que ele disse isso e ainda estamos esperando. Muitos já não acreditam e alguns cristãos já não vivem com esta promessa em mente, prestando atenção apenas aos seus afazeres e rotinas diárias.
“Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação”. 2 Pedro 3.3,4
Claramente, “em breve” para Jesus tem um significado diferente. O fato de que Jesus está voltando em breve não significa que ele virá amanhã, mas poderia. A vinda de Jesus em breve pode significar que ele retornará nos próximos dias, anos, décadas ou possivelmente nos próximos séculos.
Quando a Bíblia fala sobre a volta de Jesus, ela nos dá sinais para procurar, indicando que a volta de Jesus está próxima (Mateus 24). Entre os sinais estão falsos messias, junto com guerras e rumores de guerras. Ela também menciona fomes e terremotos em vários lugares. Haverá um tempo de perseguição e uma ascensão de falsos profetas que trarão grande engano. Por causa dessas coisas, muitos cairão. O amor de muitos esfriará.
O desafio em entender sinais dessa natureza é que há vários momentos na história humana aos quais poderíamos conectar esses sinais. Além disso, embora Jesus indique o que acontecerá antes de sua vinda, ele nunca diz por quanto tempo essas coisas acontecerão.
Quando voltamos à palavra “em breve”, inúmeras pessoas tentaram definir uma data ou hora para a volta de Jesus, mas nenhum deles acertou ou acertará:
“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”. (Mateus 24.36)
Ninguém sabe, mas olhando ao nosso redor e vendo todos os valores cristãos serem suprimidos, ridicularizados ou destruídos, podemos dizer que estamos mais próximos do que nunca.
E enquanto esperamos, devemos ficar atentos para não sermos surpreendidos quando Jesus voltar. Devemos buscar intimidade com Deus para ter certeza de que nosso coração e espírito estarão prontos e devemos fazer o que Jesus nos chamou para fazer: discípulos de todas as nações. Devemos trabalhar nisso até que ele venha ou até que a gente vá ao seu encontro.
Por quê? Bom, tem coisa melhor do que ser pego fazendo a vontade do Senhor quando ele voltar?