Gato de Botas: Último Desejo
Você tem medo da morte?
Gato perdeu 8 de suas nove vidas e deseja recuperá-las. Então, ele parte em uma jornada épica pela Floresta Negra para encontrar a mítica Estrela dos Desejos, capaz de proporcionar o legendário Último Desejo e restaurar suas nove vidas. Mas, ele não é o único, já que Kitty Pata Mansa, Cachinhos Dourados e os Três Ursos e o Pequeno (agora Grande) João Trombeta estão todos na mesma busca. Quem chegará à Estrela primeiro?
Eu não esperava nada desse filme, mas ele ganhou popularidade na internet e fui conferir. Eu não imaginava que a sequência de um spin off de Shrek de mais de uma década atrás fosse um dos filmes mais comoventes, introspectivos, divertidos e emocionantes do ano. Mas é. Sai da frente Disney que a Dreamworks está passando!
O Último Desejo desenvolve bem sua variedade de personagens. Cada um tem seu espaço, e todos tinham um propósito no enredo. E embora os personagens e o mundo ainda se encaixem perfeitamente no design e no estilo do mundo introduzido por Shrek, este filme tem um visual único que leva a animação a novos patamares. A ação é boa, o humor funciona e as emoções são mais impactantes do que muito filme sério por aí.
E como esse filme acerta no humor. Isso é algo que não suporto mais nos filmes da Marvel – nos quais o humor supera tudo e nunca deixa um momento mais dramático ou triste brilhar. Aqui há humor, mas ele não interrompe momentos emotivos e dramáticos. A cena em que o Gato tem um ataque de ansiedade e é consolado por Perrito mostra bem esse ponto. Uma cena tão comovente. Tão boa. Aprenda Marvel! haha
O filme tem MUITOS detalhes e tudo o que nos é mostrado tem um propósito. Dá pra ver que as pessoas por trás dessa animação amam seu trabalho. Existem muitos vídeos no YouTube mostrando esses detalhes, então darei apenas alguns exemplos (curiosidades do IMDB):
- Na luta contra o gigante, o sino toca um total de 8 vezes, e a 8ª vez que o sino toca é quando o Gato perde sua 8ª vida, o sino representa quantas vidas o gato perdeu.
2. Nessa mesma cena, Gato é arremessado contra a placa de uma padaria. Se parar a imagem antes dá pra ver que é uma padaria João Trombeta. E o Lobo aparece de relance em um beco sombrio na multidão.
3. Quando o Lobo aparece pela primeira vez, o Gato estava bebendo seu nono copo de leite. Os 8 copos vazios representam suas vidas perdidas e o que ele está bebendo representa a última que a Morte quer levar.
4. Durante a montagem em que João Trombeta organiza sua equipe, os cavalos puxando sua carruagem eram unicórnios cujos chifres foram cortados.
5. A Floresta Negra protege a Estrela convencendo as pessoas de que não precisam do desejo ou talvez concedendo seu desejo antes mesmo de chegarem à Estrela. Gato quer mais vidas? A Caverna das Almas Perdidas o ensina que ele deve valorizar aquela que lhe resta. Cachinhos quer uma família? A Floresta da Nostalgia mostra que ela já tem uma. Kitty quer confiar em alguém? O Abismo da Solidão Eterna dará aquele empurrão extra para ajudá-la a confiar nos companheiros que já tem. Perrito quer ser um cão de terapia? Que tal ensinarmos a ele algumas técnicas de terapia com o Bolso Cheio de Rosas, Rio de Relaxamento e o Campo de Soluções Rápidas e Fáceis?
O filme não tem 1, nem 2, mas 3 antagonistas e os desenvolve bem. Temos a força da natureza, destrutiva, mas seguindo as regras – O Lobo (Morte). O segundo é o antagonista simpático, que pode ser resgatado – Cachinhos Dourados. E o último é o vilão incurável João Trombeta.
João é aquele vilão que sabe que é mau. Ele gosta de ser mau. O Grilo até tenta encontrar algum motivo no passado de João, mas não havia nenhum – ele teve uma infância muito boa haha. Ele não precisa de uma história triste ou de um arco redentor. Ele é o que é. Ponto. Um vilão inato. Raro hoje em dia.
Cachinhos Dourados tem um arco redentor muito bom sobre a importância da família. E a escolha de Mamãe Urso de ajudá-la a realizar seu desejo, mesmo que isso a exclua completamente da vida de Cachinhos Dourados, é um momento muito poderoso de amor abnegado. Muito bem-feito.
E o Lobo é assustador. Um dos melhores vilões que já vimos em animações. Ele é assustador em parte por causa da incrível estética da animação e em parte porque ele se baseia no medo muito comum e real – a morte. Ele é assustador porque há uma boa chance de você temê-lo tanto quanto o Gato. E ele teve que enfrentar sua mortalidade, e nós também.
Na animação, o Gato diz que sabe que não pode vencer a Morte, eles se enfrentarão novamente e a Morte vencerá – “Hasta la Muerte!”. Mas, aqui no mundo real, sabemos de alguém que enfrentou a morte e venceu. Jesus Cristo derrotou a morte e, assim, nos ajuda a vencê-la por meio dele. A morte não é mais o fim para aqueles que creem nele, apenas o começo, a porta para uma nova aventura, uma jornada muito melhor. A morte não pode mais nos deter ou punir…
“Hasta la vida eterna!”.