Graça e Perdão
Perdoando como Jesus nos perdoou.
É um filme baseado em uma história real de uma pequena comunidade Amish em Nickel Mines na Pensilvânia. (Amish é um grupo religioso que, prefere viver afastado da sociedade. Eles não usam eletricidade ou carros e pregam que é necessário viver com simplicidade, longe das distrações do mundo).
Em outubro de 2006, um atirador entrou na escola da comunidade e matou 5 crianças e 5 ficaram gravemente feridas. O atirador foi reconhecido como Charlie, o motorista do caminhão de leite que atendia a comunidade. Ele se suicidou logo após o atentado deixando mulher e filhos.
Charlie deixou uma carta para a esposa dizendo: como Deus havia levado a filhinha dele no dia que nasceu, ele iria se vingar matando outras meninas.
No mesmo dia da tragédia, os membros da comunidade Amish visitaram a família do atirador para dizer que o perdoavam e que estavam dispostos a ajudá-los no que fosse necessário.
Quando a Bíblia fala em seguir o exemplo de Cristo é nisso que eu penso. Os Amish imitaram Jesus, perdoando aquele que não merecia.
Na Bíblia, a palavra grega traduzida por “perdão” significa literalmente “deixar ir”. Perdoar significa renunciar ao ressentimento e desistir de qualquer reivindicação para sermos compensados pela dor ou perda que sofremos. Jesus nos ensinou a orar “Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem” (Lucas 11.4).
Somos ordenados a perdoar aqueles que nos fazem mal, não uma ou duas vezes, mas 70 x 7. E não apenas aqueles que estão pedindo perdão ou que achamos perdoáveis. Lembre-se de que Deus te perdoou mais vezes do que você jamais terá a oportunidade de perdoar outra pessoa.
O que a Bíblia nos mostra é que perdoar é doar-se. É tirar o foco de mim e colocar no outro. É doar meu coração ao próximo, ele merecendo ou não. Longe de me rasgar ao meio, de me amputar, o perdão me liberta e cura. É a única cura para mim e para o meu próximo.
Perdoar também é saudável. O ressentimento é uma emoção muito prejudicial à saúde; nos afeta muito mais do que aqueles que nos afrontaram.
Mas o perdão não é varrer as coisas para baixo do tapete ou passar pano para o que a outra pessoa fez ou disse. Também não significa necessariamente esquecer o que aconteceu. Dependendo da situação, pode ser necessário algum tempo de cura.
Então, como perdoar? É difícil, realmente. Mesmo quando desejamos perdoar; nossas emoções podem nos sobrecarregar com raiva e dor.
Pela nossa própria força, perdoar os outros como Deus nos perdoa é dificílimo, mas para Deus nada é impossível e com o auxílio do Seu Espírito nós podemos chegar ao perdão verdadeiro.
Se você tem dificuldades com o perdão, ore. Deus vai te mostrar o caminho.
“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”.
Mateus 21.22