Jurassic World – Domínio
Dominar sobre a criação?
O que Deus quis dizer com isso?
Depois de sobreviver à destruição de Isla Nubar e lidar com a conspiração na propriedade dos Lockwood, Owen e Claire adotaram Maisie após descobrir que ela era um clone da filha de Lockwood. Eles viviam escondidos para proteger Maisie, mesmo assim a menina foi sequestrada. Owen e Claire então partiram para encontrá-la e descobriram que Lewis Dodgson, o proprietário da Biosyn, estava por trás do sequestro.
Ao mesmo tempo, as plantações do país eram atacadas por gafanhotos incomuns. Ellie Satler suspeita que os gafanhotos foram criados por Dodgson, que pretende que o mundo dependa apenas de suas plantações imunes à praga. Então, ela pede a Alan Grant, seu antigo parceiro, para ajudá-la. Ela foi convidada por Ian Malcolm, que trabalha para Dodgson, para visitar o santuário de dinossauros da Byosin, que também contém suas instalações de pesquisa. Eles partem para provar o esquema de Dodgson, mas, no processo, conhecem Maisie.
Houve um momento no filme que me chamou a atenção. Na cena, o Dr. Ian Malcolm está palestrando em uma instalação da Biosyn e afirma o seguinte: “Estamos correndo para a extinção de nossa espécie. Não só não temos domínio sobre a natureza, como também estamos subordinados a ela.”
Domínio está no título do filme e é o tema aqui. Malcolm provavelmente está se referindo a uma passagem da Bíblia: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. (Gênesis 1.26)
Para os ambientalistas, deixar o homem ter domínio sobre os animais e ser instruído a subjugar a terra significa que Deus dá ao homem passe livre para fazer o que quiser com o planeta – seja para cuidar ou explorar e destruir.
Pensar que Deus deu carta branca ao homem para destruir a terra simplesmente não faz sentido. Deus é o Criador! Por que, ao acabar de criar o mundo, Ele imediatamente ordenaria a Adão que o explorasse e destruísse?
Mas se não é passe livre, então, o que a Bíblia quer dizer com domínio?
A palavra domínio significa “governo ou poder sobre”. Deus tem poder soberano sobre Sua criação e delegou à humanidade a autoridade para ter domínio sobre os animais (Gênesis 1.26). Davi reforça essa verdade: “Tu o fizeste [o Homem] dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste” (Salmo 8.6). A humanidade deveria “subjugar” a terra (Gênesis 1.28) – nós deveríamos manter uma posição de comando sobre ela e exercer controle sobre sua flora e fauna.
Mas com a autoridade para governar vem a responsabilidade de governar bem. Há uma responsabilidade inerente no comando de subjugar a terra. Essa palavra não precisa implicar violência ou maus-tratos. Pode significar “trazer sob cultivo”.
Devemos considerar que a humanidade recebeu a tarefa (e bênção) de representar Deus neste mundo. Nós somos os zeladores da Terra.
Deus é imprudente em Seu gerenciamento de recursos? Não. Deus é cruel, egoísta ou esbanjador? Não. Então também não deveríamos ser. Qualquer uso indevido ou maltrato da criação é resultado do pecado, não o resultado de seguir o mandamento original de Deus. Devemos cumprir nosso dever de administrar a terra com sabedoria até o momento em que o lobo se deitará com o cordeiro no reino de Cristo (Isaías 11.6).