Lit!
Um guia cristão para a leitura de livros
Lit! Um guia cristão para leitura de livros foi escrito por Tony Reinke para qualquer cristão que queira ler livros, e que queira lê-los bem. Aqui você vai encontrar respostas para várias perguntas como:
O evangelho realmente dá forma a como eu devo ler livros? Como ele faz isso?
Quais livros eu deveria ler?
Que livros eu não deveria ler?
Eu devo ler livros não cristãos? Por quê?
Qual benefício, se é que há algum, de um cristão ler literatura ficcional?
Como posso determinar a diferença entre boa ficção e má ficção?
Como encontrar tempo para ler?
Achei um livro bem completo e bem embasado sobre o assunto. E que de certa forma pode ser usado para avaliar outras formas de entretenimento como cinema, por exemplo.
Alguns trechos que achei interessantes:
“Eu já nasci com um apetite insaciável por histórias. Você pode me oferecer qualquer conto do tipo “patinho feio”, de autoconhecimento, ou da vitória do bem contra o mal. Pode me oferecer histórias antigas sobre reis, rainhas e batalhas. E quando os relatos históricos começarem a ficar sem graça, ofereça-me os mitos e fábulas de dragões, cavaleiros e princesas.” (não podia ter me descrito melhor hehe)
“As histórias nos cativam. Os pais usam as histórias para capturar a atenção de seus filhos agitados. Os pregadores usam as histórias para capturar a atenção de adultos sonolentos. A promessa de uma boa história nos arrasta aos cinemas, aos teatros e às livrarias. Somos pessoas nascidas com um apetite infindável por narrativas.
Mas as histórias fazem mais do que apenas nos divertir e inspirar. As histórias fazem alegações sobre o mundo em que vivemos. As histórias também podem informar a mente e edificar a alma. Se tivermos a história certa, poderemos aprender muito sobre o nosso mundo, nossos problemas, e até sobre nós mesmos.”
“Literatura é vida. Se você deseja saber o que, no mais profundo, as pessoas sentem e experimentam, não existe modo melhor do que ler as histórias e os poemas da raça humana. Escritores de literatura têm o dom de observar e então expressar em palavras as experiências essenciais das pessoas.
As recompensas de se ler literatura são significativas. A literatura ajuda a nos humanizar. Ela expande nosso repertório de experiências. Ela promove a conscientização sobre nós mesmos e o mundo. Ela alarga a nossa compaixão pelas pessoas. Desperta a nossa imaginação. Expressa os nossos sentimentos e percepções sobre Deus, a natureza e a vida. E ativa o nosso senso para a beleza. É uma forma construtiva de diversão.
Os cristãos nunca devem desvalorizar nem supervalorizar a literatura. Ela não é a fonte definitiva da verdade. Mas ela esclarece a situação humana em relação ao que a fé cristã prega. A literatura não substitui a necessidade dos fatos que a ciência, a economia e a história nos dão. Mas nos oferece um conhecimento empírico da vida de que necessitamos tanto quanto dos fatos.
A literatura nem sempre nos levará à Cidade de Deus. Mas ela tornará a nossa jornada na terra em algo muito mais pleno de beleza e alegria, percepção e humanidade.”