Matrix Resurrections
Ressuscitaram um zumbi?
Nos encontramos 20 anos após os acontecimentos de de Matrix Revolutions, Neo vive uma vida aparentemente comum sob sua identidade original como Thomas A. Anderson em São Francisco, Califórnia. Ele é um desenvolvedor de jogos de sucesso, tendo criado uma trilogia de jogos baseada em seus sonhos da Matrix, com a ajuda de seu parceiro de negócios Smith.
Ele frequenta um café próximo, onde continua a encontrar Tiffany, uma mãe casada que o lembra de seus sonhos com Trinity. Thomas tem problemas para separar seus sonhos da realidade, mas seu terapeuta fornece pílulas azuis para ajudar a manter sua sanidade, embora mais tarde ele se recuse a tomá-lo. Fora da Matrix, Bugs e Morpheus descobrem o sinal de Neo dentro da Matrix, apesar da crença de que ele havia morrido.
Bugs e Morpheus explicam a Anderson o que é a Matrix, e com sua percepção da realidade já diminuindo, Anderson concorda em ser extraído. Neo acorda em uma cápsula, descobrindo que uma cápsula próxima contém Trinity, mas ele não tem como libertá-la. Neo é levado para o novo santuário humano de Io, onde é reintroduzido a uma idosa Niobe.
Ela explica que sessenta anos se passaram no mundo real desde o fim da Guerra das Máquinas, e os sobreviventes humanos se aliaram às algumas máquinas para manter o sistema funcionando contra uma Anomalia dentro dele. Embora Neo queira resgatar Trinity, Niobe avisa que pode haver consequências disso. Niobe então ordena que Neo permaneça fora da Matrix, mas Bugs e outros concordam em desafiar suas ordens para tentar ajudar a libertar Trinity.
Eles tentaram ressuscitar uma trilogia finalizada e acabaram com um zumbi – uma versão deteriorada do original.
Toda a metacrítica sobre filmes sequências foi vergonhosa. Meia hora criticando exatamente o que eles estavam fazendo é ridículo. Uma baita perda do meu tempo.
Como não puderam refazer o primeiro filme (e a trilogia), tiveram que mudar algumas coisas. Agora Neo não é mais o “Único”. Porque agora temos os “Dois”. É uma coisa meio Power Couple com a Trinity agora. Por alguma razão, ela ganhou os mesmos poderes de Neo. Por quê? Não sei, não entendi. Não vou ver de novo pra tentar entender. XD
Então, tudo o que foi feito e sacrificado no final da trilogia melhorou apenas um tiquinho as condições de vida. Tanto por tão… pouco. A diferença é que agora algumas máquinas estão do lado dos humanos e eles conseguem fazer morangos.
Sobre o enredo, a trama de um cara tentando salvar a namorada é suficiente para filmes de ação, mas não para essa franquia. Precisávamos de mais para justificar esse retorno. E eu honestamente não entendi o que Trinity e Neo decidiram fazer no final. Eles vão remodelar a Matrix? Mas, o objetivo não deveria ser libertar a humanidade ou algo assim?
As cenas de luta nesta franquia costumavam ser incríveis. Agora eles são tão ruins que passei o filme inteiro me perguntando se esse era o mesmo ator que interpretou John Wick. É sério isso?
O agente Smith e Morpheus sendo interpretados por atores diferentes simplesmente não funcionou para mim. Na verdade, acho que substituir atores em geral raramente funciona.
Falando nisso, as máquinas costumavam ser muito assustadoras na trilogia original, mas agora parecem Digimons inofensivos. Que fase!
E o final? Achei tão frustrante como o casal passou todo o terceiro ato tentando escapar com o Neo incorporando a Jean Grey. Cadê a luta final bombástica dos dois contra a Matrix? Essa foi uma maneira bem fraca de terminar o filme.
Bem, pelo menos eles não desconstruíram completamente ou deixaram de lado os personagens principais da franquia como Star Wars fez. Nem a garota de cabelo azul era uma Ray Mary Sue.
Pra não dizer que não tenho nada de positivo pra falar do filme, em uma época que as ideologias colocaram as mulheres contra os homens e vice-versa, pelo menos nesse filme temos um homem e uma mulher, um casal, trabalhando em conjunto, somando forças. E é só.
Continuamos descendo a ladeira com cada novo filme sendo pior que seu antecessor. Matrix 4 não deveria existir. É melhor não mexer nas histórias que já foram concluídas.