O salto de fé
Quem lembra dessa cena de Indiana Jones e a Última Cruzada?
Aquele momento de tensão e suspense no terceiro Julgamento do Santo Graal: o salto de fé. Jones chega a um abismo amplo e vazio e lê que deve dar um salto impossível para a distante porta oposta. Ele fica surpreso, sem reação quando ouve seu pai ferido gritar: “Você precisa acreditar! Você tem que acreditar!” Então, em um ato de fé, ele dá um passo para frente, pousando em uma ponte invisível, criada por ilusão de ótica.
Na Bíblia temos um personagem que também deu um “salto de fé” – Pedro. Essa história começa no mar no meio de uma tempestade. Bem cedo pela manhã, Jesus vem caminhando sobre as águas em direção ao barco dos discípulos. Pedro, sempre entusiasmado, responde: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre das águas” E o Senhor diz “venha”.
Então o discípulo dá o seu primeiro passo sobre as águas. Pedro dá um passo atrás do outro, mas então ele tira os olhos do Senhor. Se distrai com o vento e as ondas ao redor dele, e ele tem medo e começa a afundar. Pedro grita: “Senhor, salva-me!”, e Jesus imediatamente estendeu a mão para segurar Pedro. “Homem de pequena fé”, Jesus disse, “Por que você duvidou?”. (Mateus 14.28-31).
Antes de criticar Pedro, não vamos esquecer que os outros discípulos não ficaram molhados e envergonhados porque eles permaneceram no barco. Só Pedro se molhou, mas só Pedro sabe como é andar sobre as águas. Ele teve fé e coragem e Jesus o incentivou.
Agora, a diferença entre o passo de fé de Indy e de Pedro é a presença de Cristo. Diferente do filme em que Indy não tinha nada em que se firmar, uma fé cega e impessoal, nossos passos de fé são dados em direção a Jesus.
Enquanto estivermos focados nEle, nossos passos de fé serão firmes. E mesmo quando nossa fé vacilar, distraídos com nossos problemas, Jesus estará lá para estender a mão e nos resgatar. Jamais cairemos no abismo ou nos afogaremos. E assim, cada vez que praticarmos sair do barco em direção a Jesus, daremos mais um passo na nossa caminhada de completa confiança no Senhor.