Podemos assistir Harry Potter?
Para aqueles que não eram nascidos ou viveram junto com o Patrick debaixo de uma pedra nas últimas décadas, Harry Potter, é uma série de livros e filmes direcionados a crianças e jovens adultos. A gente segue a vida de um órfão, Harry Potter, que descobre que é um mago no seu 11º aniversário. A série de sete livros e oito filmes levam você ao longo da jornada de Harry enquanto ele aprende a abraçar a magia e lutar contra o mal que ele encontra em Hogwarts.
Ler ou não ler? Assistir ou não assistir? No meu ponto de vista, os cristãos podem ler e assistir Harry Potter sem pecar e aprender boas lições com ele. Mas, ao consumir a série, você deve usar de sabedoria e discernimento e estar atento às mensagens que o filme ou o livro estão tentando te passar. Algo que eu digo com frequência aqui é nunca desligue a sua mente ao assistir um filme e série ou ao ler um livro.
Minha intenção nesse post é explicar melhor a minha posição sobre esse assunto. Então vamos lá:
Embora a série seja sobre um jovem mago e um mundo de magia, essa é uma forma diferente de magia da que a Bíblia menciona. A magia aqui é usada de forma mecânica, como um elemento fantasioso, assim como os superpoderes nos filmes de super-heróis. A intenção é ajudar a despertar a nossa imaginação e escapar de nossos problemas diários, entrando em um mundo com dragões e sapos de chocolate saltitantes.
A saga apresenta muitos temas interessantes. Harry, por exemplo, tem que aprender como usar seus dons sem abusar deles. Ele tem um inimigo chamado Voldemort que foi consumido pelo mal e tenta a todo custo corromper Harry e matá-lo. Harry então, tem que resistir à sua própria tentação, apoiar-se em seus amigos e confiar em seus poderes para derrotar Voldemort. No final, ele vence e o bem prevalece.
O amor é demonstrado por meio de abnegação e sacrifício próprio. A própria mãe de Harry morreu para salvá-lo. Há um senso de justiça, pois o bem sempre triunfa sobre o mal. Harry enfrenta seus medos e encontra coragem, até mesmo arriscando sua própria vida por um bem maior. E as amizades são definidas pela lealdade e devoção sem fim, até a morte.
Como a maioria dos filmes que eu comento, Harry Potter tem uma visão de mundo secular, mas apresenta valores e dificuldades que podemos encontrar em nossas vidas.
Mas aqui vai uma ressalva para quem tem crianças em casa. Se seu filho quer ler ou assistir essa série, então você deveria acompanhá-lo. Assistir ou ler junto com ele. Conversar com ele sobre tudo o que acontece na história e também mostrar pra ele que existem religiões e seitas que usam ou dizem usar magia. Conversar sobre o que a Bíblia diz sobre magia no mundo real e deixar bem claro as diferenças do mundo da fantasia para o nosso mundo. Vale lembrar que a classificação indicativa da série de filmes varia entre livre e 12 anos.
Mas, convenhamos, esse cuidado de acompanhar o que seu filho anda lendo e assistindo vale pra todos os livros e filmes. Você é o principal responsável pela educação e aprendizado, especialmente espiritual, do seu filho. Muitas vezes a própria escola pode exigir leituras questionáveis ou muito avançadas para a idade do seu filho e você precisa estar atento.
Foi o que aconteceu comigo. Quando eu tinha uns 14 anos, minha escola pediu que lêssemos o livro Cidade de Deus de Paulo Lins. Havia um capítulo que contava com riqueza de detalhes sobre um homem que esquartejava um bebê ainda vivo. Dentre outras coisas nesse nível de violência. Certamente um livro adulto. Mais ou menos na mesma época, também tive que ler Capitães de Areia que começa com uma cena de estupro. Enfim, seu filho é sua responsabilidade, fique atento.
Manter nossos filhos completamente isolados de tudo o que aparece, seja filmes ou livros, não vão treiná-los para a vida em uma sociedade cada vez mais pós-cristã. Mas isso não significa que temos um aval para expô-los a todo e qualquer material em qualquer idade. Que Deus dê a cada um a sabedoria necessária pra educar seus filhos à luz da Palavra de Deus e treiná-los pra um mundo cada vez mais complexo.
Concluindo, ninguém é obrigado a concordar comigo. Se você acha que não deve assistir essa série, não tem problema. O que não falta é filme pra gente assistir. Ao longo dos próximos posts vamos olhar mais à fundo os erros e acertos dessa série e o que podemos extrair dela.