Sonic 2
Quando o seu momento chega
Depois de se estabelecer em Green Hills, Sonic está pronto para mais liberdade, e Tom e Maddie concordam em deixá-lo em casa enquanto saem de férias. Mas, assim que eles se vão, o Dr. Robotnik volta, desta vez com um novo parceiro, Knuckles, em busca de uma esmeralda que tem o poder de construir e destruir civilizações. Sonic se une a seu novo parceiro, Tails, e juntos eles embarcam em uma aventura para encontrar a esmeralda antes que ela caia em mãos erradas.
O primeiro filme do Sonic foi surpreendentemente divertido. Este é ainda melhor, incorporando elementos adicionais dos jogos e aderindo a um enredo de ação e aventura. É um filme focado no público infantil, ainda mais do que o primeiro filme, mas é divertido e não se leva muito a sério.
Sonic 2 apresenta temas interessantes e saudáveis que podem ser compartilhados com toda a família: como coragem, família, bravura e a verdadeira definição de um herói.
Uma das minhas citações favoritas deste filme é: “Ser um herói não é cuidar de si mesmo. É assumir a responsabilidade pelos outros. Você ainda é apenas uma criança. Confie em mim, chegará um momento em que seu poder será necessário. Mas você não escolhe esse momento, esse momento escolhe você.”
Se você imagina que esses “momentos” são estipulados por Deus, vemos que ser escolhido assim é bastante comum na Bíblia. Por exemplo, em Ester capítulo 4, Mordecai diz à rainha Ester: “Pois se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? A rainha Ester se aproximou do rei e acabou salvando seu povo.”
O rei Davi foi escolhido enquanto estava nos campos cuidando das ovelhas. Moisés, profetas, os discípulos… e muitos outros personagens passaram por isso. Mas esse momento de escolha não foi apenas para personagens bíblicos do passado. Devemos estar prontos para sermos escolhidos também para os momentos e missões que Deus preparou para cada um de nós.
Outro tema do filme foi a importância da comunidade e de ter uma “equipe”. O primeiro filme enfatizou a solidão de Sonic, como um alienígena tentando encontrar seu lugar no mundo. Vemos sua solidão mais claramente na cena em que ele joga beisebol sozinho, usando sua velocidade para jogar em todas as posições. No início do segundo filme, Sonic ainda luta com o fato de ser o único nesse novo mundo.
Com a inclusão dos recém-chegados Tails e Knuckles, Sonic finalmente consegue encontrar seu lugar e aprender a confiar nos outros, em vez de manter seu heroísmo como um ato solo. Em certo sentido, a história reflete 1 Coríntios 12:12-27, e o ensinamento do apóstolo Paulo: “O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.”
Sonic é rápido, Tails é inteligente e Knuckles é forte. Cada um deles traz algo para a equipe que os outros não têm e eles são mais fortes juntos do que separados. Embora a necessidade de comunidade não seja uma mensagem exclusivamente cristã, Sonic 2 é uma alegoria adequada para o ensino bíblico de que Deus projetou os cristãos para viver em comunidade, cada um como membro valioso do corpo unificado da Igreja.