Sorria
Sorriso como máscara.
Para se distrair de seus próprios problemas emocionais, a psiquiatra Rose faz turnos extras ajudando pacientes de saúde mental em crise. Durante um desses turnos, uma paciente frenética afirma ver uma presença sobrenatural sorridente seguindo-a, levando ao seu trágico suicídio na frente de Rose. Pouco depois, Rose também começa a ter visões estranhas, o que a leva a uma investigação angustiante e urgente sobre a origem desta maldição e como acabar com ela.
Os sorrisos são uma expressão universal de emoções positivas como felicidade, aprovação, carinho, flerte e assim por diante. No entanto, também podem ocultar sentimentos negativos ou desconforto, especialmente em situações sociais. As pessoas costumam usar sorrisos para esconder suas lutas pessoais ou dores emocionais, principalmente quando não querem sobrecarregar os outros. Elas usam o sorriso como escudo contra perguntas e preocupações de amigos e conhecidos.
Na metade do filme, vemos Rose se maquiando para ir à festa de aniversário do sobrinho, com a maquiagem mal mascarando as lágrimas. Rose pratica sorrir no espelho, claramente tentando fingir que está tudo bem, embora a gente saiba quanta turbulência emocional ela está sofrendo.
Neste momento, fica claro para mim que, apesar dos elementos sobrenaturais, a narrativa serve como metáfora do trauma e de como escondemos nossas emoções por trás de um sorriso. Ao ocultarmos continuamente os nossos verdadeiros sentimentos dos outros, as lutas mentais que enfrentamos podem tornar-se mais fortes, levando potencialmente a consequências trágicas ou duradouras.
Quando observamos as vítimas da história, percebemos que quanto mais graves são os traumas, mais artificiais são os seus sorrisos. O tema recorrente dos sorrisos demoníacos ao longo do filme parece transmitir uma mensagem sobre como evitar ou “sorrir através” do trauma que cada vítima sofreu, em vez de confrontá-lo diretamente. Esta mensagem é preocupante, especialmente considerando como o final do filme sugere que os danos do trauma são inescapáveis e inevitáveis.
Obs.: Acho que o filme também faz uma analogia relacionada à ideia de que, diferentemente de uma doença física, problemas mentais como a depressão não podem ser “vistos”, então as pessoas tendem a descartá-los como um exagero ou fruto da imaginação do paciente.
Obviamente, não devemos sair por aí compartilhando nossos traumas e dificuldades com todos. É importante escolher quando e com quem você compartilha seu trauma com base no seu nível de conforto e segurança. Amigos de confiança, familiares ou profissionais de saúde mental podem proporcionar um ambiente de apoio para discutir nossas experiências. Em alguns casos, terapia ou aconselhamento podem ser necessários para lidar com o trauma de forma eficaz.
Além disso, nunca devemos esquecer a nossa realidade espiritual e que Deus é Jeová Rafah (o Senhor que Cura). Deus quer restaurar todos os aspectos do nosso ser – corpo, mente e espírito.
“Algum de vocês está passando por dificuldades? Então ore.” (Tiago 5:13)
A palavra “dificuldades” aqui significa aflição, sofrimento, problemas duradouros ou angústia. Ansiedade, estresse, desânimo. Alguma vez você já se sentiu assim?
Orar pela cura é um ato de confiança e dependência de Deus. Às vezes, Deus escolhe trazer a cura instantaneamente. Para alguns, a cura pode vir como uma jornada, ao longo do tempo, como uma forma de nos transformar à semelhança de Cristo.
Se você não sabe por onde começar, aqui está uma oração que você pode fazer:
“Jeová Rafah, o Médico dos médicos, estou aqui, orando para que Sua cura alcance a minha vida. Senhor, minha fortaleza, sinto-me à beira do desânimo emocional, e só encontro refúgio em Ti. Olhando para trás, percebo que deveria ter buscado a Tua ajuda primeiro para evitar essa dor. Agora, peço que me auxilies a manter o foco em Ti durante este momento difícil. Sinto-me frágil agora, e confio que, como minha Rocha eterna, Tu me proporcionarás um alicerce seguro para permanecer firme. Capacita-me a confiar em Tua promessa, acreditando que encontrarei paz de espírito ao fixar os olhos em Ti. Senhor, conduza-me a um lugar de cura. Em nome de Jesus, amém.”