Star Wars – o que é a força?
Há muito tempo em uma galáxia muito distante não havia Deus… mas a Força
Que a força esteja com você! Já ouviu essa frase de Star Wars? Mas o que é a Força? Seria um tipo de divindade?
No filme Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), Obi-Wan Kenobi apresenta a Força para Luke Skywalker: “A Força é o que dá poder ao Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos, ela nos envolve e penetra. É o que mantém a galáxia unida”.
Para criar o conceito da Força, George Lucas usou referências de tradições orientais. Uma delas é o Taoismo, filosofia chinesa pautada na harmonia — o Yin-Yang, em que a luz e a escuridão dependem de si para existirem. Daí temos o lado da luz e o lado negro mantendo a Força em equilíbrio.
Ying e Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. Segundo essa crença, o mundo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial.
Em Star Wars o lado negro tornou-se mais forte com o Império e o equilíbrio precisava ser reestabelecido pelas forças do bem. Porém, o lado negro jamais será derrotado de forma permanente pela luz, pois o que a Força precisa é o equilíbrio entre os dois.
Outra inspiração para a Força, foi o panteísmo. É a crença que tudo é Deus. Todas as coisas são divinas e Deus é a soma de tudo que existe. Para o panteísta, “Deus” é a força que une tudo no universo. Por isso, Deus é mais uma “força” ou elo entre tudo que existe. Ele não é uma pessoa, distinta de tudo que está no mundo. Não podemos ter um relacionamento pessoal com Deus, como temos com outras pessoas.
Não confundir o panteísmo com onipresença: Deus está em todo lugar, em todo canto, mas as coisas não são Deus.
Podemos extrair muitos temas interessantes de Star Wars, porém nesse caso, sua representação sobre Deus e Espiritualidade diferem bastante da Bíblia.
O primeiro ponto é que a Força possui um lado bom e um mal. O Deus da Bíblia não possui um lado mal. Deus é mais pura expressão do bem, da bondade, da verdade e do amor.
A Bíblia fala muito sobre “luz” e “trevas”, mas as trevas não são equivalentes em poder à luz. Esse poder foi criado por Deus e era bom quando foi criado, mas se rebelou. Então, de fato o universo está em guerra entre o bem e o mal, mas não é uma guerra entre divindades independentes e equilibradas. É uma rebelião que um dia terá fim, não é cíclica e perpétua como o equilíbrio da Força. Jesus voltará e o mal será derrotado de uma vez por todas.
O universo não é Deus. E Deus não é uma “força” impessoal. A Bíblia ensina que Deus criou tudo que existe (Gênesis 1.1). É Deus quem governa o universo, não o universo a si próprio. Ele é um Deus pessoal, que se relaciona conosco.
Cristo derrotou o lado negro do pecado e da rebelião. E Ele agora nos concede libertação e uma promessa real – não de sono eterno impessoal como a Força – mas de uma futura vida eterna com Ele, nosso criador e redentor amoroso.