Vingadores – Guerra Infinita
Deus é pior que o Thanos?
Thanos sai em busca de todas as seis Joias do Infinito, o que lhe dará o poder de acabar com metade de toda a vida no universo. Os heróis mais poderosos da Terra, agora com a ajuda dos Guardiões da Galáxia, serão testados como nunca em seus esforços para lutar e impedir os planos dessa nova ameaça poderosa.
Sem dúvidas é um dos melhores filmes da Marvel até aqui. A gente sente o peso da ameaça que os heróis enfrentam. Tão séria que as piadas ficaram mais diluídas. Pela primeira vez, os heróis tomam decisões difíceis e “perdem”. Ainda lembro do silêncio no cinema quando os créditos começaram a subir.
Faz um tempo, eu encontrei um artigo que questiona se Deus não seria pior que o Thanos. Veja um trecho:
“Por mais poderoso que fosse, Thanos ainda estava operando sob um conjunto restritivo de leis que governavam o universo em que ele estava. Ele não criou o problema, ele estava apenas tentando propor uma solução dentro de uma estrutura imperfeita e preexistente. Sim, seus métodos eram cruéis e seus motivos questionáveis, mas ele era apenas um sintoma de uma doença maior.
Imagine o quão pior seria ter um personagem que criou um universo doente para começar. Dentre opções infinitas escolheu uma versão da realidade que termina com trilhões de mortes de pessoas (para não mencionar a morte de seu próprio filho). Este seria o Vilão Supremo, que criou pessoas inocentes como brinquedos a serem descartados em um amplo ato de violência chamado misericórdia.”
Bem, obviamente eu não acredito que Deus é o Vilão Supremo e pior do que Thanos, mas como devemos responder?
Qual é o problema? Sofrimento. Mas Thanos e Deus têm opiniões diferentes sobre o que está causando esse sofrimento.
Thanos acredita que o sofrimento no seu universo é que a população excede o uso confortável dos recursos disponíveis. Se esse é o problema, então a resposta é reduzir pela metade a população do universo por meio de uma eliminação aleatória e “indolor”.
E o que Deus pensa ser a causa do sofrimento? Vamos começar do começo: Deus criou o universo e deu à humanidade a posição de administradores desta região. Como somos portadores de Sua imagem, devíamos governar espelhando a bondade, graça e justiça de Deus.
Mas a humanidade deixou que Satanás a influenciasse e se rebelou. Ao fazer isso, traiu a Deus, possibilitou a entrada do pecado no mundo e se tornou escrava desse pecado. Então, todos os homens estão escravizados a um mal que traz muito sofrimento – o pecado.
Para Deus a causa do sofrimento é: o pecado existe. E a resposta é: eliminar o pecado. Existe apenas um problema. Lembre-se de que o pecado entrou no mundo por meio do homem. E que todos os homens optaram por praticar o pecado:
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:23,24
O pecado depende da humanidade pra existir… portanto, Deus poderia eliminar o pecado do universo simplesmente exterminando todas as pessoas e não metade como o Thanos. Aqui a conclusão está mais parecida com a de Ultron, na verdade.
Maaas felizmente pra gente, Deus nos AMA. Então, Ele criou uma maneira de remover o parasita, que é o pecado, sem nos destruir. Ele decidiu fazer isso com a cruz.
Nela, Jesus – Deus encarnado – decide pagar pelo nosso pecado e com ele, assume o sofrimento e sua punição justa. Por meio do sacrifício de Jesus na cruz, Ele pode salvar quantas pessoas aceitarem o Seu reinado ao invés do reinado do pecado. E, depois, exilar o pecado, junto com aqueles que o escolheram para fora do Seu universo.
A solução de Thanos para o problema do sofrimento é reduzir a população do universo pela metade, na esperança de que a quantidade de recursos no universo seja suficiente para eliminar o sofrimento da metade restante. Mas esse plano se limita ao sofrimento causado por recursos limitados. Não inclui o sofrimento de doenças, por exemplo.
A solução de Deus é eliminar a fonte de todo e qualquer sofrimento em Seu universo e salvar todos que aceitarem a salvação que Cristo ofereceu na cruz.
Deus é pior que Thanos?
Deus sabia desde o início que a humanidade pecaria, o que Ele faria pra consertar a situação e que o resultado final traria felicidade eterna.
“Mas Deus podia ter feito um mundo onde o pecado não existisse desde o começo”.
Será mesmo? Não é muita pretensão nossa achar que sabe como construir um Universo melhor do que Deus, o Todo-Poderoso?
Eu vejo Thanos atacando as pessoas de seu universo e não o que de fato seria a fonte do sofrimento – os recursos limitados. Já Deus, eu o vejo atacando diretamente a fonte do sofrimento em Seu universo, o pecado, com o objetivo de salvar as pessoas.
No plano de Thanos, metade do universo é eliminado contra sua vontade. No plano de Deus, as únicas pessoas que não são salvas são aquelas que não querem salvação.
Considerando tudo isso, Deus é O herói da humanidade e o Thanos, bom, ele está redondamente enganado. E é por isso que ele é um grande vilão e não um herói injustiçado.